
Campimetria Visual Computadorizada

A campimetria visual é um exame subjetivo (depende da resposta do paciente) e é utilizado para estudar o campo de visão, quais regiões do campo o paciente não está enxergando ou enxergando menos. É útil para o acompanhamento de todas as patologias que afetam o campo de visão, como o glaucoma, retinose pigmentar, degeneração macular relacionada a idade e doenças neurológicas. O ser humano é capaz de enxergar, monocularmente, um campo visual superior de 50° a 60°, inferior de 70° a 80° e temporal de 90° a 110°. A visão binocular proporciona um campo de visão de 180° horizontalmente, com os 120° centrais sendo compostos da intersecção dos campos visuais dos dois olhos. O paciente não pode estar dilatado para a realização desse exame, pois a dilatação pupilar atrapalha o paciente na execução do exame e pode alterar o resultado.

Figura mostrando o campo de visão humano: A – Campo visual superior e inferior; B – Campo visual monocular do olho esquerdo; C – Campo visual binocular.

Figuras mostrando possíveis resultados do exame de campimetria (à esquerda) e uma imagem de um paciente realizando o exame, à direita. Figura A mostra um exame normal; B, um exame com perda de campo, característico de glaucoma – nas regiões escurecidas, o paciente não está enxergando e C mostra um caso de glaucoma avançado, com perda importante da visão periférica.